fbpx

Sua empresa pagou impostos a maior

Muitas empresas pagam impostos a maior, tal fato não ocorre apenas com as grandes empresas pois nos últimos tempos temos observado que grande parte das pequenas empresas optantes pelo simples nacional acabam pagando impostos de forma indevida.

Em nossas análises percebemos que alguns segmentos como: perfumarias, bares, restaurantes, farmácias, supermercados e auto peças são os segmentos mais afetados com o pagamento de impostos de forma errada.

Grande parte do valor pago é realizado pela apuração errônea do PIS e do COFINS logo essas empresas fazem jus a restituição do PIS e COFINS mesmo estando no simples nacional.

Paguei impostos de forma errada e agora?

Cabe lembrar que a recuperação tributária para as empresas do simples nacional é feita de forma administrativa e normalmente funciona em um prazo bem rápido, por isso acaba trazendo caixa para a empresa bem mais rápido que qualquer outra solução.

Grande parte dos processos é finalizada em apenas 60 dias e isso é bem relevante para uma empresa que precisa gerar caixa de forma rápida.

Como eu paguei impostos de forma errada mesmo estando no simples nacional?

Essa é uma pergunta muito comum afinal a maioria das empresários não conhece a tributação de cada mercadoria. A análise é feita em cima de cada produto vendido utilizando a legislação vigente da época, afinal não adianta utilizar a legislação atual para corrigir eventuais distorções do passado.

Analisar detalhadamente é a melhor alternativa para evitar possíveis problemas no futuro da sua empresa.

O que é produto monofásico?

Essa é uma definição muito comum quando falamos em recuperação tributária para as empresas do simples nacional afinal grande parte do erro acontece por causa dos produtos monofásicos.

Produto monofásico alvo de recuperação tributária é aquele que já foi tributado nas etapas anteriores e não deveria ser tributado novamente quando a empresa optante pelo simples nacional for vender a mercadoria salvo algumas exceções.

É necessário fazer uma revisão fiscal ou pode ser estimado?

É fato que só é possível recuperar o que é possível provar que foi tributado de forma errada, tudo que seja estimado pode trazer sérios problemas conforme a resolução emitida pela receita mencionando a retenção de declarações fiscais.

Qual o valor que minha empresa pode restituir?

Isso varia muito de empresas para empresas mais dificilmente sua empresa tem menos de R$ 30.000  a serem restituídos, já tivemos casos de restituição de quase 300 mil reais.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *